Como fazer uma festa de noivado

Vamos aprender como fazer uma festa de noivado. Para algumas mulheres, o casamento é a data mais marcante, seguida do dia do nascimento dos filhos. A representação da união, continuação da família é importante, mesmo com uma comemoração simbólica, ou festa simples. Tudo começa no pedido de casamento, ou seja, desde a festa de noivado que a sequência deve ser inesquecível.

Por que uma festa de noivado?

A festa de noivado é para oficializar o passo de união mais importante que o casal pode tomar. O ápice da relação pode ser realizado de diferentes formas, embora a maioria dos noivos optem por celebrações reservadas. O momento é de oficializar o casamento, mas não chega a ser um evento aberto de comemorações intensas.

Passo a passo para fazer uma festa de noivado

Como fazer uma festa de noivado

Como fazer uma festa de noivado

O ideal é chamar os amigos próximos em comum dos noivos e dos familiares. Como é uma celebração menor, descarta a possibilidade de comemorações temáticas, ou com decorações chamativas. Para se ter uma noção de quantas pessoas é ideal convidar, o público varia entre 20 a 30 convidados.

Como são poucas pessoas, já que se trata de um momento íntimo do casal e de celebração de votos, as ideais para marcar a data também pode ser discreta. Ao invés de escolher festas tradicionais, ou temáticas, elabore uma celebração que que seja um jantar ou almoço para os íntimos.

As festas modestas tendem a ser mais detalhistas, mas também exigem menos esforços de planejamento para os anfitriões. O ambiente escolhido, como é uma celebração reservada, pode ser em restaurantes, ou na própria residência.

O clima da festa de noivado deve proporcionar união e simplicidade. Normalmente, são festas que são compostas por discursos e observações de destaque, ao longo do dia. Por isso, proporcione um ambiente onde os convidados possam conversar e que ao mesmo tempo, todos estejam unidos.

A tradição do noivado pede aos pais das noivas receberem os convidados que eles próprios chamaram. A intenção é milenar, portanto, nos tempos atuais é possível abrir uma brecha para focar uma comemoração em restaurantes. A ideia é simples, no sentido de que os anfitriões podem ficar despreocupados com a locação, aperitivos e bebidas.

No caso de comemorações em ambientes externos, busque por reservar o espaço com antecedência, já que o número de convidados é excedente, para uma confraternização usual em restaurantes, por exemplo. Pesquise ambientes que tenham atrações de música, para ambientar mais ainda o clima de confraternização.

O restaurante para a festa de noivado escolhido deve estar de comum acordo com as preferências nutricionais dos convidados e noivos. De nada vale chamar os amigos e familiares, se ambos não compartilham dos gostos por comida dos anfitriões. A celebração deve ser comemorada em um ambiente que seja a tradução do casal, mas que também o público se sinta a vontade, sem perder a elegância do noivado.

Lembre-se de que são muitas pessoas no mesmo ambiente, por isso escolha um local com trilha sonora que promova a interação entre as pessoas. O local também deve trazer o clima familiar, já que a celebração é voltada para os noivos, pais e parentes.

Uma dica também é a de buscar restaurantes que tenham uma memória afetiva para o casal e que passe essa sensação para os convidados também. Veja na lista de restaurantes favoritos do casal se não existe um, em comum, que os convidados também não se sintam parte da história do casal.

O quesito também vale para o convite aos escolhidos. Além dos parentes e pais, os noivos buscam convidar amigos que estão ligados diretamente à história do casal, futuros madrinhas e padrinhos do casamento, por exemplo, estão incluídos na lista.

O convite pode ser simples, sem formalidades. Festas íntimas remetem a chamativos modestos, claro, sempre em busca da antecedência de 15 dias antes do evento e também da confirmação do recebimento e ida do convidado para a festa.

Festa de noivado e o grande pedido

Festa de noivado e o grande pedido

As festas em casa podem ser também simples com relação à alimentação. O jantar, ou almoço pode ser preparado em acordo com os pais dos noivos. Pode ser uma maneira divertida de preparar o cardápio, onde ambas as famílias trazem a tradição de culinária que carregam nos respectivos brasões.

A decoração em casa também pode manter o teor minimalista, sem bexigas, ou artigos nas paredes. Uma mesa de toalhas clássica, talheres finos e bebidas escolhidas a dedo, fazem muito mais repercussão do que muitos detalhes, neste caso.

Sobrenome tradição

O casal já optou por seguir a tradição de comemorar o noivado, portanto, alguns detalhes como o brinde com champanhe, após a troca de alianças, discursos dos noivos e pais devem estar incluídos nas atrações. Trata-se de uma festa com teor descontraído, menos informal. Por isso, dispensa ensaios.

Entretanto, deve haver uma sincronia entre os anfitriões e discursistas. Estabeleça uma estratégia para que cada convidado saiba o momento certo para prestar a sua homenagem ao casal. A troca de alianças pode ser realizada anteriormente, em uma celebração apenas para os dois, embora o noivo pode oferecer à noiva a joia durante a comemoração.

A escolha depende, geralmente, do noivo. Como é comum o homem pedir à mão da mulher em casamento, cabe a ele estabelecer uma estratégia. Nestes casos, a festa de noivado pode ser arriscada até como uma celebração surpresa, onde nem mesmo a noiva pode saber que será pedida em casamento. Neste caso, deve haver uma harmonia a sintonia entre os convidados para que todo o trâmite seja realizado, sem acontecimentos inesperados, por parte da mulher.

Para os casais mais extrovertidos, vale também decorar as mesas com detalhes característicos dos noivos. Pense em um detalhe que possa traduzir o casal e aplique em cada mesa, ou ponto que os convidados estarão. As lembranças também devem seguir a mesma regra.

Na festa de noivado, o bolo de noivado é opcional, mas se levado em consideração, deve se também um doce menos chamativo que uma festa tradicional, ou de casamento. Uma opção de três andares é o suficiente. Aposte nas velas personalizadas que também dão um toque modesto e divertido para a celebração.

Dicas finais de como fazer uma festa de noivado

A festa de noivado deve ser um momento de celebração, mas íntimo ao mesmo tempo. Busque uma maneira de recepcionar todos os convidados, oferecer uma refeição principal, seguida de coquetel, pedido de casamento e brinde. São comemorações modestas, pois desta maneira deixam todo o brilho para o casamento dos noivos.

Deixe suas sugestões sobre como fazer uma festa de noivado nos comentários.

Deixe um comentário