Como fazer uma festa de 15 anos

Como fazer uma festa de 15 anos

Como fazer uma festa de 15 anos / Flickr

Os 15 anos de uma garota é um dos momentos mais especiais da adolescência. Vamos aprender como fazer uma festa de 15 anos. Algumas debutantes preferem uma viagem, ou um presente maior, mas ainda existem aquelas adolescentes que querem marcar com a história pessoal da menina.

Para conseguir entender a importância de um aniversário de 15 anos, é interessante reforçar a ideia inicial da comemoração das debutantes. A confraternização tem origem dos reinos europeus. Os pais das debutantes mostravam para a sociedade nobre suas filhas, no momento em que as meninas completavam a idade, em uma festa para reforçar a ideia de que as aniversariantes se tornaram mulheres.

Por isso, após a tradição ocidental se espalhar para os demais países, prevalece o significado forte, mesmo que desconhecido, para as debutantes e família. O baile de 15 anos é a passagem da infância para o princípio da vida adulta, portanto, deve ser celebrada de um modo diferente.

Atualmente, as festas de debutantes são flexíveis para abraçar todos os ambientes e temáticas. Não existe uma regra para um local correto de comemorar os 15 anos, desde que seja uma confraternização diferente das demais. Existem comemorações tradicionais, havaianas, à fantasia, em castelos, salões, em casa, na praia… Enfim, criatividade é o que não falta!

O ambiente da comemoração deve ser pensado com base na personalidade da garota, clima da festa e convidados. Deve ser uma confraternização e local onde todos se sintam confortáveis. Existem meninas que preferem opções clássicas, mas há também as garotas que querem comemorações incomuns.

Como o leque de opções é abrangente, fica mais difícil saber por onde começar a organizar a comemoração. Entretanto, o ponto em comum de todas as festas é a sequência de atrações dos eventos: recepção de convidados, valsa e festa. Partir deste princípio deixa as outras opções mais fáceis de serem diagnosticadas.

Outro ponto que deve ser destacado para as festas de 15 anos é o orçamento planejado para a comemoração. Saiba que existem pais dispostos a gastar R$ 20 mil, como há aqueles que querem investir R$ 7 mil. Um fato deve ser pre-estabelecido: uma confraternização de debutante sempre terá um gosto salgado para os bolsos, pois requer mais detalhes e opções que outras festas.

São fatores que devem ser acordados entre os pais e a própria debutante, para conseguir chegar na data de aniversário com uma comemoração que seja a cara da garota, dentro do bolso dos pais. A menina, aos 14 e 15 anos, já tem uma percepção melhor do mundo e consegue diagnosticar o que se enquadra melhor do orçamento da família e para si. Uma conversa franca ajudará a evitar transtornos no futuro.

Festa de 15 anos – Por onde começar?

Após decidir o tema e local, a anfitriã e os pais devem pensar nos convidados especiais. A debutante tem o baile tradicional de valsa com o progenitor, ou responsável escolhido, e depois com o príncipe, a quem a aniversariante atributa valores emocionais. Durante a dança, 15 casais (chamados de “madrinhas” e “padrinhos”) dançam também ao redor da aniversariante. São pessoas escolhidas a dedo e que fazem parte da história da menina.

Os convidados especiais (familiares, madrinhas, padrinhos, etc) devem saber com antecedência da festa, do que o público comum. O cuidado é necessário, no caso dos casais que vão acompanhar a menina na valsa, pois são pessoas deverão estar trajadas com peças predeterminadas pela anfitriã, fora os ensaios da valsa que também são planejados com precedência.

Os padrinhos devem usar roupas que estejam em harmonia com os trajes da aniversariante. É importante deixar claro que os convidados são especiais, mas que é a debutante o destaque da noite. Portanto, nada de cores chamativas e muitos detalhes. Não esqueça que se trata de adolescentes e, como jovens, menos nas peças é mais.

Os convidados especiais devem ser chamados com um a dois meses de antecedência. Os pais devem planejar as datas de ensaio da valsa, lembranças exclusivas para os padrinhos e madrinhas, aluguéis de roupas e transporte para a garotada.

São detalhes que parecem exageros, mas são fundamentais. A festa pode ser para que a debutante seja o destaque, mas não deixa de ser um evento onde os convidados devem ter o melhor conforto possível, ainda mais se forem especiais. O transporte pode variar de uma limusine, van, ou até mesmo um intervalo de caronas.

As roupas dos convidados especiais e da debutante devem entrar em harmonia, por isso geralmente são pre-estabelecidos por tecido e cores. Uma ideia para quem vai investir na comemoração tradicional é o de entrar em parceria com as lojas especializadas em trajes de festas e social.

Desta maneira é possível evitar que alguém fique de fora, ou por fora do assunto, e que também saia mais barato para todos os bolsos. Normalmente é uma opção escolhida pelos pais em acordo com os responsáveis dos padrinhos e madrinhas.

Convidados, roupas, tema e ambientes definidos, chegou a hora dos quitutes serem pensados. A primeira dúvida que segue é “devem servir bebidas alcoólicas, ou não?”. Bom, de acordo com a lei 1328/02, está proibido o fornecimento de artigos alcoólicos a menores. Além de ser contra a legislação, é uma atitude que pode alimentar vícios e prejudicar a saúde dos menores.

Entretanto, a festa de 15 anos não é uma comemoração exclusiva de adolescentes, pois os adultos também se mostram presentes no evento. O impasse deve ser decidido exclusivamente pelos pais, dados aos valores e princípios da própria família.

A sugestão, neste caso, é a de liberar a circulação de bebidas alcoólicas, mas oferecidas diretamente pelos garçons apenas para os adultos. Os maiores de idade podem ser separados dos menores por mesas, ou pulseira de cores indicativas, entregues na recepção. A medida é preventiva, mas não vai garantir que o menor consuma indiretamente álcool na festa.

As comidas podem variar também, desde os salgados tradicionais até as opções mais características. São escolhas que variam com o tema da festa. Os docinhos do evento levam a mesma regra.

O bolo também é um dos detalhes principais da comemoração de 15 anos, pois nele pode representar toda a história da festa. Vale também brincar com as velas acima do doce e investir nos itens personalizados com bonecos, ou números.

O convite também é o ponto principal de toda a comemoração. A partir do acessório que os convidados terão a noção certa de como será a festa. Planeje itens que tragam a figura da debutante, ou sejam impactantes para marcar a data na memória de quem for chamado.

Festa de 15 anos - O vestido

Vale lembrar que a debutante pode fazer uma troca de roupas. O tradicional é ter duas vestimentas, mas as adaptações podem permitir que a debutante troque até quatro vezes de figurino.

A peça é fundamental para caracterizar como a adolescente se vê representada e como quer ser vista pelos convidados. Novamente, não existe uma regra para as roupas das debutantes, mas tem a possibilidade de se basear em um padrão, para conseguir entender melhor o momento de cada vestido e intenção de cada vestimenta.

Na recepção dos convidados, a debutante pode optar por roupas simples e neutras. As peças devem ser confortáveis, pois a garota vai se movimentar para receber o público. O momento da valsa permite uma peça mais efusiva, enquanto a vestimenta da festa final permite roupas mais ousadas, claro, sem perder o toque de debutante.

Festa de 15 anos - Homenagens

Os aniversários de 15 anos também têm como característica ficarem marcados pelas homenagens às debutantes. São tributos que podem vir desde um namorado, amigos próximos, ou familiares.

O modo como as homenagens serão feitas, assim como quem as realizará, é indiferente, mas é necessário criar uma ordem e cronologia para que tudo sai em harmonia.

A dica é intercalar a celebração da valsa, homenagens e parabéns. A sequência é clássica e tem tudo para dar certo. Também é extremamente importante que os pais estejam por dentro dos tributos, ajudem a desenvolver as performances e que mantenham em segredo cada surpresa. É interessante traçar uma estratégia com a equipe de staff, pois desta forma a sequência terá mais chances e dar certo ao decorrer da festa.

O caderno, ou mural de recados deve ganhar um destaque na recepção do ambiente, ou em um local que seja visível, de fácil acesso e escrita para os convidados. O item é importante para marcar os votos dos colegas para a debutante.

Um registro para a festa também é primordial. De nada realizar uma festa concentrada, se faltar as lembranças fotográficas e em vídeos. Interessante neste caso, também, é contratar uma equipe que fique focada apenas nas imagens, o que descarta a possibilidade de parentes e pais se preocuparem com a função.

Festa de 15 anos - Lembranças, acessórios e música

Outros detalhes que ficam marcados na memória dos convidados são as lembranças entregues no final da festa. Os itens podem variar, mas devem estar em harmonia com a temática da confraternização.

Além das lembranças, os convidados podem receber itens ao longo da festa como óculos divertidos, plumas, chinelos (para as meninas que não estão acostumadas ao salto), para caracterizar cada momento da confraternização. Trata-se de uma festa longa e cheia de detalhes, portanto, quanto mais surpresas, mais leve e agradável fica o clima no ambiente.

Será necessário pensar em locais que abriguem os convidados sentados, mas que também tenham espaço para dançar. Os acontecimentos são variados nas festas de debutante, como o baile, valsa, homenagens, etc. A maior parte do público é jovem, ou seja, a maioria ficará em movimentação.

Por isso, é interessante planejar um ambiente onde priorize a movimentação, do que ressaltar os locais onde os convidados vão se sentar. A música deve ser planejada para criar uma história linear, junto com a debutante. O DJ oficial terá que planejar uma ordem de músicas lentas até as mais agitadas.

Festa de 15 anos - Planeje!

O segredo maior da festa de 15 anos com sucesso é o planejamento dos pais e acordo com as debutantes. A data é única para a garota e se for para investir, aposte nos melhores itens, com antecedência para evitar possíveis imprevistos. Procure por profissionais especializados na área, atualmente existem muitas agências de festas voltadas apenas para confraternizações de debutantes. Invista!

Deixe um comentário